segunda-feira, junho 11, 2007

Benquerença - Penamacor

Foi mais uma ida à Benquerença e aqui deixo algumas imagens para matar saudades.
Estamos quase a meio de Junho, e o Agosto vai chegar brevemente. Vai haver festa, vai haver o encontro de motards, e o mais importante, o reencontro com os amigos.



Um pouco do nosso Património para os menos atentos:
Restos de uma nora (engenho que servia para tirar água) que provàvelmente já é centenária.
A Fonte Ferranha, que fica na rua com o mesmo nome.


O Cruzeiro


A Igreja Matriz


Capela de Nossa Sra. da Quebrada





E isto para lembrar que o Verão se aproxima a passos largos.











E a BENQUERENÇA para mim, é sempre a maior!!



20 comentários:

T disse...

Ok, amigo Nabais, não desistirei. Além disso, belas fotos. Qualquer dia tenho que parar em Benquerença, costumo passar na A23. Abraço

Anónimo disse...

BENQUERENÇA: A Maior? Eu diria a MELHOR.

Quem lá vai não fica sem lá voltar. Por que será?

Ana Nabais

Anónimo disse...

Parabens pelo teu blog ....gostei ...Há bem mais de 10 anos que não vou à benquerença

)0( disse...

Fotografias estupendas, cheias de beleza e cor!

O que eu desconhecia é o símbolo/estandarte da aldeia..
Vir aqui é estar sempre a aprender. ;)

Beijos nossos

autopilote disse...

Concordo com a Carla, aqui estamos sempre a prender coisas sobre a Benquerença. Mas queremos saber mais. Assim, há alguma razão em especial por o estandarte da Benquerença ter uma nora?
E porque é que a fonte se chama "Ferranha"? Haverá alguma boa história aqui por contar?

)0( disse...

Autopilote:

Talvez a água dessa fonte tivesse muito ferro ;)

Quanto ao arado e ao símbolo do ribeiro, pode estar relacionado com o facto da Benquerença ser uma aldeia cujo sustento sempre veio do cultivo dos campos e do gado. Pelo menos é o que a imagem me sugere.

Anónimo disse...

Pesquisei um pouco sobre a cultura do nosso símbolo e eis o que obtive:

Brasão de armas e bandeira da Freguesia de Benquerença

Armas: Escudo de prata, charrua de negro realçada do campo, entre um ramo de oliveira de verde, frutado de negro, posto em faixa, em chefe e campanha diminuta ondada de azul e prata de três burelas. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: "Benquerença".

Estandarte: Verde. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.

desculpeqqc disse...

cerejas... não resisto.
Sou capaz de parar o carro e ir à árvore 'furtar' algumas.

naki disse...

Em poucas palavras só tenho a dizer que é a MAIOR! Só aquela flora... diz tudo.

Jorge P. Guedes disse...

Mas que belas imagens! Tenho que ir a Bemquerença!

obg. por me lembrar que existe tal terra!

Um abraço.

Jorge P. Guedes disse...

Eu seu que é com "n", mas com "m" é mais sugestivo, ou não?

um abraço.

Al Cardoso disse...

Quere-me parecer que a
Ben(quere)nca, e muito bonita tal como sao as nossas aldeias das beiras!

Anónimo disse...

A Benquerença é mesmo aquela terra que tem sempre que se lá voltar.Há sempre coisas a descobrir. Vão lá dar um passeio, e vejam se tenho razão, para o ano estão lá batidos novamente, e os vossos amigos também.

Anónimo disse...

Apareçam na Benk e venham conhecer o nosso "MOINHO" onde se realiza o "ROCK FESTIVAL BENQUERENÇA" e o Terceiro Encontro Mortard e fiquem a conhecer um pouco da Benquerença.............

Bejinhos e ficamos a vossa espera

Lucinda disse...

como posso arranjar o brazao da minha aldeia

Ana Gil disse...

Parabéns e Obrigada pelo tempo que dedica à nossa terra.

Anónimo disse...

boa nabais vou enviar o end do blogue para os blogueiros da capital k nunca viram a nossa bela terra

Anónimo disse...

Boa terra e boa gente.Lá lá estive e guarado as maiores recordações.Conheço um tipo de lá que vejam lá, até é marinheiro
Chama-se GIL.

Anónimo disse...

Corrijo,desculpem-me a pressa em mandar o comentário que nem revi o texto

Já lá .......
guardo
um tipo que.....vejam lá

Anónimo disse...

Bem Haja, Nabais!
A divulgação do património natural e Historico-cultural é digna de louvar. Quando se trata de aldeias encantadas e "encravadas" nas Beiras,mais consideração merece.
Vale a pena visitar: pelas gentes, pela natureza,pelo gosto do que é belo e simples.
Um abraço!